
A história da Anfarmag está fortemente correlacionada à história das farmácias magistrais, ou como são mais conhecidas, farmácias de manipulação. A fundação da Anfarmag coincide com a retomada das atividades do setor, ocorreu a partir da década de 1980. Nesse período, as farmácias magistrais ressurgiram oferecendo as melhores soluções de medicações personalizadas e sob medida a médicos e seus pacientes. O profissional farmacêutico também reconquistou o seu protagonismo no mercado.
Em 1986, um grupo de farmacêuticos proprietários de farmácias de manipulação criou a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) com o objetivo de valorizar a instituição farmacêutica. Ao longo dos anos, a Anfarmag tem liderado a consolidação e ampliação do setor, trabalhando pela sustentabilidade técnica, política, econômica e social da atividade magistral no Brasil.
Hoje, a organização está presente em diversas regionais distribuídas por todo o território brasileiro, contemplando mais de sete mil associados entre pessoas físicas e jurídicas. A Anfarmag é cada vez mais uma parceira importante no dia a dia da farmácia magistral e do empresário farmacêutico. Além da referência e representação política e social, oferece aos associados uma série de facilidades e benefícios exclusivos para favorecer a realização de negócios. Confira a seguir.
Os benefícios oferecidos aos associados da Anfarmag são divididos em quatro pilares: gestão do negócio, gestão da qualidade, aprimoramento e facilidades do dia a dia.
Este pilar contempla ferramentas e facilidades que irão auxiliar o empreendedor a conduzir melhor as partes financeiras e administrativas da sua farmácia. Saiba mais a seguir.
Os associados da Anfarmag garantem taxas muito abaixo daquelas praticadas no mercado para os recebíveis de cartões de crédito e débito das mais diversas bandeiras. As farmácias que fazem uso do benefício chegam a economizar mensalmente até 70% com os descontos em taxas com as maquininhas das redes conveniadas (Bin, Getnet, Santander e PagSeguro).
Um dos benefícios para as farmácias de manipulação associadas é o acesso facilitado e com desconto ao serviço de conciliação de pagamento. A Anfarmag tem convênio com suas empresas que oferecem esse benefício: Concil e Conciliadora. Numa só ferramenta, é possível controlar as vendas, gerenciar o negócio e planejar investimentos, evitando contratempos. No painel dessas plataformas, o usuário consulta os valores a receber, contas a pagar, fluxo e controle de caixa. As ferramentas auxiliam, ainda, na eficiência operacional do negócio, indicando as melhores oportunidades para reduzir custos e aumentar a lucratividade.
Em parceria com a plataforma de pagamento online PayLink, as farmácias de manipulação podem atuar no e-commerce de forma ágil e segura. As vendas são realizadas por meio de cartão de crédito, sem necessidade de integração com outros aplicativos ou cadastro do usuário na Paylink. O sistema de segurança reduz o risco de contestações dos pagamentos e impacta na eficiência na compensação do crédito em tempo real na conta do vendedor.
A cada dois anos, a Anfamag atualiza sua série história de dados socioeconômicos do setor de farmácias de manipulação a partir de análises de informações coletadas das bases de dados da Receita Federal e Ministério do Trabalho. O estudo tem como objetivo fazer um panorama do mercado das farmácias de manipulação dentro dos recortes do desempenho do setor nos últimos. O Panorama Setorial de 2020, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), apontou um crescimento do setor de 6% em relação aos anos anteriores. O documento na íntegra, bem como as versões anteriores da pesquisa, está disponível para download.
A Anfarmag oferece aconselhamento contábil e tributário gratuito com o objetivo de dar suporte à operação das farmácias de manipulação associadas. Outro tipo de orientação disponível sem custo adicional para os associados é o aconselhamento jurídico, para requerimento de liminares para exercício de atividades, questionamentos trabalhistas, ações judiciais etc. Para agendar um atendimento, basta abrir um chamado na Área do Associado > Abrir um Chamado.
Com o objetivo de realizar negociações vantajosas para as farmácias associadas à Anfarmag, a associação promove as compras coletivas. Um time de compradores busca oportunidades de produtos de consumo, tecnologia, equipamentos, materiais descartáveis e outros produtos que possam ser de interesse das farmácias associadas. Como nessas negociações o fornecedor realiza a venda para diversas farmácias de uma só vez, aumenta o volume do negócio e é possível conquistar preços muito mais competitivos. As ofertas em vigor ficam disponíveis no o App Anfarmag e são atualizadas diariamente.
Asssociados Anfarmag têm direito a ferramentas que facilitam os processos e as rotinas da farmácia. Confira!
Auditar fornecedores é uma tarefa que demanda muito tempo e tem alto custo. No entanto, os beneficiários da Anfarmag têm acesso a relatórios gratuitos para a montagem deste processo de qualificação.
As farmácias associadas têm acesso a esse programa exclusivo que oferece vantagens como: simulação de orçamento junto a laboratórios credenciados;
As farmácias de manipulação associadas têm acesso a uma agenda exclusiva com todos os compromissos regulatórios anuais, como vistorias, certificados, auditorias e outros processos previstos na legislação.
Outro benefício é a disponibilidade de uma série de fluxogramas para aprimorar os processos internos da farmácia. Esse documentos podem ser baixados a qualquer momento pela Área do Associado.
Também estão disponíveis na Área do Associado mais de 1.200 fichas de referência de insumos farmacêuticos ativos e fitoterápicos. Para cada uma delas também é possível realizar o download de uma ficha de especificação de compras de insumos. Assim, fica muito mais fácil e seguro realizar a aquisição correta de matérias-primas farmacêuticas ativas e fitoterápicas. =
O Programa de Autoinspeção Orientada torna este trabalho, que é uma obrigação legal, em um momento estratégico. Durante a visita, um profissional capacitado apoia a farmácia na avaliação do seu gerenciamento e na execução de seus processos, apontando pontos de melhoria.
Trata-se de um sistema informatizado que gera dados sobre o setor magistral por meio de ferramentas combinadas de gerenciamento do controle de qualidade interno e externo, autoinspeções e treinamentos.
Neste pilar, são oferecidos conteúdos educativos para o crescimento do profissional. Consequentemente, é possível agregar inteligência estratégica ao negócio. Conheça os benefícios.
O Programa de Educação Continuada da Anfarmag oferece treinamentos e capacitações para empresários, farmacêuticos e funcionários de diferentes setores da farmácia magistral. Quando é possível realizar eventos presenciais, o Programa é oferecido a todas as regionais da associação, tanto nas capitais, quanto no interior do país. Atualmente, com a pandemia de COVID-19, a programação vem sendo realizada de forma virtual por meio do evento online Arena Magistral. Acompanhe a programação e participe!
Todos os associados têm acesso gratuito e irrestrito aos mais de 160 treinamentos online que estão disponíveis na Área do Associado. O conteúdo tem como público-alvo toda a equipe da farmácia magistral e engloba temas estratégicos, como farmacotécnica, comercial e boas práticas em farmácia. A Anfarmag também disponibiliza o Manual de Treinamentos, um guia que orienta os gestores na aplicação dos cursos para as suas equipes.
As “Dicas e Ideias” são uma série de minivídeos gravados por especialistas do segmento. As produções têm duração de poucos minutos e trazem sugestões práticas sobre o dia a dia envolvendo temas técnicos e gerenciais.
Em nosso site, o associado tem acesso a uma vasta bibliografia de guias, manuais, encartes técnicos, formulários e outros documentos elaborados por especialistas de diferentes áreas do setor e com experiência prática. Outra publicação que vale acompanhar é a Revista Anfarmag, com artigos jornalísticos, dicas técnicas e orientações completas sobre fórmulas e preparações.
O último pilar de benefícios diz respeito à comunicação entre a Anfamarg e seus associados. A entidade disponibiliza canais de interação para que você tenha acesso a uma equipe de especialistas sempre que precisar.
O principal exemplo é o Serviço de Atendimento ao Associado (SAA). Esse serviço gratuito e exclusivo para sócios funciona com um SAC do mercado magistral, preparado para o esclarecimento de dúvidas e soluções de problemas de todas as naturezas, como as questões técnicas e regulatórias.
Há também o Espaço Anfamarg, grupo no Facebook para troca de informações entre profissionais do setor.
Os beneficiários também têm acesso ao Buscador de Médicos, onde encontram com rapidez os profissionais cadastrados nos conselhos regionais e no programa Mais Médicos. Outras facilidades são os recebimentos de informes eletrônicos por e-mail e a pesquisa eletrônica fácil ao Diário Oficial da União (DOU).
A Anfamarg aceita quatro tipos de associações:
Se você tem interesse basta acessar o formulário de inscrição ou entrar em contato pelo telefone 4003-9019 ou WhatsApp (11) 97554-0423.